Video: Uso de luzes forense na busca de evidências


Este vídeo exemplifica o uso de luzes forense na melhoria da visualização de evidências. As luzes forenses são úteis na busca, em locais de crime, por evidências tais como impressões digitais, fragmentos de ossos, sêmen, urina, documentos questionados, fibras, etc. No vídeo são utilizados duas fonte de luz, uma Ultravioleta e outra azul. A Ultravioleta não necessita de óculos de filtragem diferente da luz azul que necessita de filtros especiais. Foram utilizados pós especiais florescentes nas cores laranja, vermelho e verde para revelação das impressões latentes, ou seja, invisíveis a olho nu. Desse modo mesmo que você passe o pó sobre a superfície não conseguirá ver a impressão a menos que use uma fonte de luz forense.

O uso de lanternas forense se baseia no fenômeno da diferença de absorção da luz em diferentes comprimentos de onda dentro do espectro eletromagnético. No caso da luz UV, esta apresenta um comprimento de onda fora do espectro de luz visível (400-780nm) e é dividida em três. O UV-A (400-320nm); o UV-B (320-280nm) e o UV-C (280-100nm).



Muitas substâncias, quando expostas à radiação UV, se comportam de modo diferente de quando expostas à luz visível, tornando-se fluorescentes. Este fenômeno se dá pela excitação dos elétrons nos átomos e moléculas dessa substância ao absorver a energia da luz invisível. Ao retornar a seus níveis normais (níveis de energia), o excesso de energia é reemitido sob a forma de luz visível.

Semen visualizado com filtro e com utilização de luz Forense

O aumento da excitabilidade ao incidir um feixo de luz Forense provoca um contraste químico-específico facilitando a busca por evidências.

Comentários

  1. How are you. I am manufacturer of light source for forensic and police field. I would like to introduce my new products--forensic alternate light(OR-GSS300: 13wavelengths designed in one handheld unit, easy to use, uniform and purity light spot)--to your sales manager.
    OR-GSS300 website: http://www.lightmobile.com/goods_show.aspx?id=404
    My email: hzhl@lightmobile.com
    Could u pls provide me the email address of your sales managers, or forward my message to them?
    Thank you in advance! Have a nice day
    Regards
    Joyce

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos

Eletroplessão e as diversas formas de morrer eletrocutado.