Aplicativos Forense para smartphones: A maleta de bolso.



A Law Enforcement Training and Resource Group acaba de lançar uma nova suíte de aplicações para smartphones úteis para locais de crime. Disponível para todos os smartphones, a suíte reúne um total de 12 aplicativos divididos em 3 grupos: Tools, Calculators e Evidence. No grupo Tools encontramos paquímetro, nivelador, gravador de áudio, DOA notes, entre outros. O grupo Calculators apresenta o Skid Mark Calculator (para velocidade mínima, velocidade de rotação e coeficiente de fricção), pictorial blood spatter trajectory calculator, para cálculos envolvendo manchas de sangue e a pictorial digital dimension calculator. No grupo evidence temos 2 aplicações para fotos com registro de dimensões (escala) e outros 2 para vídeo.

A novidade fica por conta das ferramentas BLOOD SPATTER e DIMENSION do grupo Calculators. Pelo Blood Spatter, ao tirar uma foto das manchas de sangue na cena do crime o aplicativo calcula o eixo maior e menor das gotas de sangue pelo número de pixels da imagem e com isso calcula o ângulo de incidência em que a gota de sangue atinge o suporte. Pela ferramenta Dimension o princípio é o mesmo. Pelo número de pixels da imagem o app registra as distâncias na cena e então teremos uma foto com escala além da foto original digitalizada. Outra ferramenta interessante é o DOA notes. Com ele o agente tem em mãos uma lista de itens a serem preenchidos durante a análise da cena do crime usando menus Dropdown, checklists ou preenchendo formulários no próprio smartphone em substituição aos antiquados formulários impressos em papel A4.

Todos os arquivos de evidencia são automaticamente marcados em metafile. Nele são registrados a identificação da agência, do oficial, localização em GPS, hora, data, entre outras informações. O preço? São 79,95 dolares segundo o site da Law Enforcement Training Group. Você pode tentar adquirir um em https://letrg.com/product.php?id=58.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Video: Uso de luzes forense na busca de evidências

Perito Criminal - Função Essencial à Justiça

MPF/TO aciona Perito Criminal (ex-professor da UFT) por acumular cargos públicos